Iniciativas

1. Atendimento a Gestantes Carentes

Às quartas-feiras, das 14 às 17 horas, a SEEF desenvolve atividades de assistência a gestantes de baixa renda financeira. Da rotina das reuniões constam: leitura e debate de tema de cunho instrutivo, esclarecedor ou confortador; prece de abertura/encerramento; aulas de tricô e crochê, e doação de enxovais de bebê confeccionados por voluntárias da própria entidade.

Natal

2. Natal das Crianças

Ao final de cada ano, acontece a distribuição de “Sacolas de Natal” (contendo roupas, sapatos e brinquedos novos, material de higiene pessoal, livros infantis, guloseimas), a crianças de famílias financeiramente necessitadas. Com esta iniciativa, busca-se alegrar o coração de inúmeras crianças que aguardam ansiosamente seu presente, nesta época especial em que se celebra o nascimento de nosso guia e modelo – Jesus.

Feira da Amizade

3. Feira da Amizade

Tradicionalmente, a Sociedade Espírita Encontro Fraterno participa da Feira da Amizade, promovida anualmente pela Prefeitura Municipal de Blumenau, com estande de brechó. Os recursos auferidos são canalizados para o Departamento de Assistência e Promoção Social da entidade.

Florêncio Anton

4. Psicopictografia (Pintura Mediúnica)

Segundo o espírito Vianna de Carvalho (psicografia de Divaldo Franco), a psicopictografia é recurso nobre de arte para a confirmação da sobrevivência do Espírito à disjunção molecular do corpo. O estilo do pintor, suas características, sua mensagem oferecem expressivo contributo para a afirmação da vida após o túmulo, como também pelo ensejo que oferece de trazer beleza e harmonia para encanto das criaturas humanas.

Nesse sentido, a SEEF promove, periodicamente, apresentações de pintura mediúnica com o médium Florencio Anton. Os recursos obtidos com a venda das telas são destinados às obras sociais de ambas as entidades – Grupo Espírita Scheilla, fundada e dirigida pelo citado médium em Salvador-BA, e Sociedade Espírita Encontro Fraterno.

 

5. Cursos

Rotineiramente, em dias e horários fixos, a SEEF oferece cursos regulares para o estudo básico da Doutrina Espírita e da Mediunidade. Oferece, também, reuniões de estudo sobre a espiritualidade dos animais, atendendo ao ensinamento do venerando espírito Emmanuel, que nos lembra que oriundos da flora microbiana, em séculos remotíssimos, não poderemos precisar onde se encontra o acume das espécies ou da escala dos seres, no pentagrama universal. E, como o objetivo desta palestra é o estudo dos animais, nossos irmãos inferiores, sinto-me à vontade pra declarar que todos nós já nos debatemos no seu acanhado círculo evolutivo. São eles os nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em o não reconhecer. In: “Emmanuel”, FEB, 15ª ed., cap. “À Sombra dos Princípios, psicografia de Francisco Cândido Xavier (grifos nossos).

6. Eventos Temáticos

A fim de fomentar a contínua busca de aprimoramento intelectual e espiritual, com base nos diversos campos do conhecimento enfocados pela Doutrina Espírita, a SEEF procura promover, anualmente, palestras e/ou seminários ministrados por expoentes e pesquisadores espíritas, tanto de Santa Catarina quanto de outros Estados brasileiros. Já estiveram na entidade, entre outros: Olenyr Teixeira, Gerson Luiz Tavares, Sidney Lourenço e Esther Fregossi (FEC-SC); Wilson Reis (PR); Sandra Della Pola e Dr. José Carlos Jotz (RS); Florencio Reverendo Anton Neto (BA); Heloisa Pires, Dora Incontri, Dr. Marcel Benedeti e Dra.Irvênia Prada (SP).