Histórico

A Instituição

A Sociedade Espírita Encontro Fraterno foi fundada em 21 de novembro de 1991, em Blumenau-SC. Detém os títulos de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 4.367/94 e Estadual pela Lei nº 15.231/10. É filiada à Federação Espírita Catarinense, sediada em Florianópolis.

Desenvolve suas atividades em sede situada na Rua José Deeke 1197, bairro Escola Agrícola.

FOTO SEEF

Primórdios

Em setembro de 1991, pequeno grupo de amigos decidiu se reunir semanalmente, em uma residência de Blumenau, para estudar os postulados da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. Modesto caderno serviu para registrar, informalmente, no dia 11 daquele mês, a “Primeira Reunião do Grupo Encontro Fraterno”.

Em poucas semanas, juntaram-se ao grupo inicial outros adeptos da 3ª Revelação. Veio, então, a ideia de se fundar uma Casa Espírita. A data de fundação e eleição da primeira diretoria foi marcada: 21 de novembro de 1991. Vários nomes foram sugeridos na ocasião, motivando a necessidade de se fazer um sorteio. Feito este, entre 30 nomes o último a permanecer foi “Encontro Fraterno” – exatamente o mesmo registrado no caderno – fato que emocionou a todos os presentes. Surgiu, assim, o “Centro Espírita Encontro Fraterno”, que anos depois, por alteração estatutária, passou a se denominar “Sociedade Espírita Encontro Fraterno”.

Durante alguns anos, tal como ocorreu com a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada em Paris por Allan Kardec, a Sociedade Espírita Encontro Fraterno perambulou por sedes gentilmente emprestadas. Até que finalmente, em 1998, pôde se instalar em sua sede definitiva, amparada por contrato de comodato por tempo indeterminado celebrado com a Prefeitura Municipal de Blumenau.

Humildemente, a instituição tem procurado acolher com carinho a todos aqueles que a procuram para receber uma palavra de conforto ou esclarecimento, para estudar a Doutrina Espírita ou para atuar na assistência e promoção social espírita, como voluntários da caridade.

Assistência Social

Inicialmente, os serviços de assistência e promoção social da entidade foram concentrados numa ajuda à antiga Casa da Criança, então vinculada à ABAM. Posteriormente, ao final de cada ano, tem promovido a oferta de “sacolas de Natal” (contendo roupas, sapatos e brinquedos novos, material de higiene pessoal, livros infantis, doces), a crianças de famílias financeiramente necessitadas.

Às quartas-feiras, das 14 às 17 horas, o Serviço de Assistência e Promoção Social da SEEF presta atendimento a gestantes de baixa renda financeira, compreendendo curso de tricô e crochê e doação de enxovais de bebê confeccionados por voluntárias da própria entidade.

Espaço Meimei

Educação

Anexo à sua sede, o Espaço Meimei desenvolve atividades plurais relacionadas ao campo da Educação,  permanecendo aberta à  realização de reuniões dos setores de evangelização da infância e da juventude; estudos dos livros da Codificação Espírita; a Doutrina Espírita;  oficina de trabalhos manuais; ou para a promoção de eventos espíritas de interesse da Instituição. O mesmo espaço também é cedido para a realização de reuniões de interesse comunitário, como, por exemplo, as da diretoria e voluntários da Ong Focinho Feliz – Aliança Educacional em Defesa dos Animais, voltada à conscientização de crianças e adultos sobre tutela responsável de animais e respeito a todas as formas de vida. Abre-se, ainda, para a realização de eventuais aulas de culinária especial (alimentação saudável).

Tradicionalmente, a Sociedade Espírita Encontro Fraterno tem participado da Feira da Amizade, promovida pela Prefeitura Municipal.